metropoles.com

Bolsa de Buenos Aires fecha em alta com ascensão de Javier Milei

Principal índice do mercado de capitais avançou 3,3%. O dólar registrou elevação de 15% no mercado paralelo

atualizado

Compartilhar notícia

Amilcar Orfali/Getty Images
Imagem colorida mostra o extremista de direita Javier Milei, candidato à Presidência na Argentina - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra o extremista de direita Javier Milei, candidato à Presidência na Argentina - Metrópoles - Foto: Amilcar Orfali/Getty Images

A Bolsa de Valores de Buenos Aires fechou em alta de 3,3% nesta segunda-feira (14/8), aos 496.114, pontos. A elevação foi interpretada como uma em reação positiva do mercado à vitória de Javier Milei nas eleições primárias que definem os candidatos à Presidência da Argentina. Milei, o candidato de direita, e sua coalizão “La Libertad Avanza” conseguiram cerca de 30% dos votos totais nas prévias presidenciais realizadas no domingo (13/8).

Após uma abertura negativa, o índice Merval, a referência da bolsa local, embicou para cima e se manteve esse sentido até o fim do pregão. Ao logo do dia, por alguns momentos, atingiu uma alta de quase 7%.

Isso apesar de o Banco Central da República Argentina (BCRA) ter aumentado os juros básicos do país em 21 pontos percentuais, a 118% ao ano. O BCRA também elevou o câmbio oficial do país a 350 pesos argentinos por dólar.

Em contraste com o bom desempenho da bolsa, o “dólar blue” — como é chamado o câmbio no mercado paralelo — teve forte elevação. Ela chegou a atingir 15%. Terminou a sessão, no entanto, com a venda cotada a 665 pesos e a compra a 685 pesos, alta de 13,22%. Fora do mercado paralelo, o dólar encerrou a sessão em alta de 2,73%, a 349,944 pesos.

Nas prévias de domingo, Milei, por vezes comparado ao brasileiro Jair Bolsonaro, ficou à frente do bloco ligado ao ex-presidente Mauricio Macri e da chapa governista do atual presidente, Alberto Fernández.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?