metropoles.com

Bolsa cai forte com resultado do IPCA acima do esperado

No início da tarde, Ibovespa recuava 1,24%. Para analistas, dados sobre inflação de janeiro trouxeram números altos e qualidade ruim

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cris Faga/NurPhoto via Getty Images
imagem colorida painel com cotações bolsa de valores - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida painel com cotações bolsa de valores - Metrópoles - Foto: Cris Faga/NurPhoto via Getty Images

O Ibovespa registra forte baixa nesta quinta-feira (8/2). Às 13h40, o principal índice da Bolsa brasileira (B3) recuava 1,24%, aos 128.585 pontos. A queda foi puxada pela divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial no Brasil, às 9 horas, pelo IBGE.

Em janeiro, o IPCA ficou em 0,42%, acima da mediana da previsão do mercado, que era de 0,34%. O problema, contudo, não se resumiu ao número, mas à qualidade dos dados que compõem o índice. Núcleos importantes da inflação, como o de serviços, também superaram as expectativas. 

Para analistas ouvidos pelo Metrópoles, com o resultado, a inflação de janeiro desmantela previsões otimistas de um eventual aumento do ritmo de corte de juros no Brasil. “Não é nenhum colapso, mas o IPCA foi um balde de água fria para quem acreditava numa Selic abaixo de 9% no fim do ano”, diz Rafael Passos, analista e sócio da Ajax Asset Management.   

Passos observa que, por volta das 13h30, o mercado já começava a alterar a previsão da Selic para 2024. Ela estava saindo do patamar de 9% para 9,4%, no início de 2015.

Nesta quinta-feira, os juros futuros também avançaram em consequência do IPCA. Às 9h10, pouco depois da divulgação do índice, a taxa do contrato de depósito interfinanceiro (DI) para janeiro de 2025 ficou em 9,99%. No fechamento da quarta-feira (7/2), estava em 9,952%. 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?