metropoles.com

Bolsa cai com mercado que hesita diante da inflação

Embora IPCA tenha registrado deflação de 0,08%, em junho, agentes econômicos não gostaram da resiliência do índice no setor de serviços

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida pregao bolsa de valores
1 de 1 imagem colorida pregao bolsa de valores - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Ibovespa, o principal índice da Bolsa de Valores (B3), fechou em queda de 0,61%, aos 117.219 pontos, nesta terça-feira (11/7). Seguindo o mercado internacional, o dólar registrou queda 0,44%, cotado a R$ 4,8605.

No noticiário local, o pregão repercutiu os dados do IPCA, o índice oficial de inflação do país, divulgados pela manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Em junho, a taxa registrou deflação de 0,08%. Embora positivo, o resultado veio um pouco acima da média prevista pelo mercado de 0,1%.

O setor de serviços mostrou-se, porém, mais resiliente do que o esperado. Com isso, analistas econômicos mantiveram a previsão de queda, em agosto, da taxa básica de juros, a Selic, fixada em 13,75% ao ano, mas passaram a apostar numa redução gradual, de 0,25 ponto percentual.

Logo após a divulgação do IPCA, o Ibovespa chegou a desabar 1,90%. As ações da Vale ajudaram a evitar um tombo maior. Com grande peso no índice, elas subiram 3,58%, num dia positivo para o minério de ferro na Ásia. Houve recuperação do preço da commodity, depois que o banco central chinês divulgou um pacote de medidas de estímulos para o setor imobiliário.

Do lado internacional, o mercado aguarda a divulgação, nesta quarta-feira (12/7), do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), nos Estados Unidos. Ele deve trazer indicações sobre as próximas medidas que serão adotadas pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) em relação aos juros naquele país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?