Bolsa cai com falas de Lula sobre meta de inflação e juros; dólar sobe
Em café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, Lula deixou em aberto a possibilidade de o governo mudar a meta de inflação
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de operar próximo da estabilidade durante a manhã desta quinta-feira (6/4), o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, opera em baixa no início da tarde, com os investidores repercutindo declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a taxa de juros e a meta de inflação.
Em café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, Lula deixou em aberto a possibilidade de o governo mudar a meta de inflação no país. Ele também voltou a criticar os juros altos, classificando o patamar atual da taxa Selic (13,75% ao ano) como “incompreensível” e “humanamente impossível”.
“Não sei se foi a partir de algum de vocês (jornalistas), mas esses dias eu li uma frase que eu não sei se foi dita pelo presidente do Banco Central, de que, para atingir a meta de 3%, precisaria de juro de 20%. Não sei se foi verdade isso, mas, no mínimo, é uma coisa não razoável. Porque, se a meta (de inflação) está errada, muda-se a meta”, afirmou.
Pouco depois das 13 horas, o Ibovespa recuava 0,12%, aos 100.859,97 pontos. Os papéis de Vale, Petrobras e dos principais bancos operavam em queda no início da tarde.
O dólar, por sua vez, segue operando em alta desde o início da sessão. Às 13h20, a moeda americana subia 0,32%, a R$ 5,066.