metropoles.com

Bolsa abre em queda, com crescimento menor da China no radar

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, abriu o dia em queda, após a China divulgar a projeção menor do PIB em 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
B3 bolsa de valores SP / Divulgação
1 de 1 B3 bolsa de valores SP / Divulgação - Foto: null

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), opera em queda na manhã desta segunda-feira (6/3). Às 11h50, o índice marcava recuo de 0,3%, aos 103.586 pontos.

O mercado reage de forma negativa à projeção do PIB divulgada pela China. O governo chinês confirmou que a meta de crescimento para o país em 2023 é de cerca de 5%.

A economia do país asiático teve em 2022 um de seus desempenhos mais fracos em quase cinco décadas, com o Produto Interno Bruto (PIB) avançando 3%. Excluindo a expansão de 2,2% após o golpe inicial da Covid-19, em 2020, esse foi o pior resultado desde 1976.

O resultado fraco do PIB chinês foi, segundo analistas, consequência da pressão por três anos das restrições impostas pela Covid-19. Isso além da crise no setor imobiliário e do enfraquecimento da demanda por exportações do país.

A perspectiva de desaceleração do principal parceiro comercial brasileiro afeta as ações de empresas exportadoras. CSN, Vale e PetroRio recuam em torno de 2%, com os piores desempenhos do dia.

No lado positivo, as ações da Azul avançam mais de 30% após a empresa divulgar um resultado do último trimestre de 2022 acima do esperado. A empresa aérea anunciou, ainda, a renegociação de dívidas relativas ao arrendamento de aeronaves. A repactuação desses débitos deve prover um alívio de caixa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?