Bolsa abre em alta com Vale e Petrobras e sobe pelo 6º pregão seguido
Bolsa brasileira tem alta de mais de 1% após dia sem pregão na véspera. Ibovespa reage a alta do minério de ferro e política monetária
atualizado
Compartilhar notícia
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, abriu em alta nesta sexta-feira (9/6), após volta do feriado de Corpus Christi e dia sem pregão na véspera.
Pouco depois das 11h30, o índice operava em alta de mais de 1,6%, a 117,36 mil pontos.
Se seguir o ritmo até o fim do dia, será o sexto pregão de alta seguido do Ibovespa. Até agora, desde o início do mês de junho, o índice fechou em alta todos os dias.
Quase todos os setores da bolsa veem alta nas ações nesta manhã. Um destaque é a Vale, que sobe 1,5% com a subida do minério de ferro no exterior. Ações da Petrobras também subiam mais de 1% pela manhã.
Embora a China tenha divulgado nesta madrugada dados de inflação mais baixa do que o esperado (o que pode indicar desaceleração na atividade econômica), o minério de ferro foi na contramão e sua cotação subiu mais de 3%. A explicação para o movimento é que agentes seguem aguardando algum estímulo vindo do governo em Pequim após os dados mais fracos.
No Brasil, as companhias áereas estão também entre os destaques do pregão. Como já vinha ocorrendo nos últimos dias, Gol e Azul seguem em alta de mais de 3%, com o otimismo acerca da recuperação da atividade econômica e projeções de mais voos para o segundo semestre.
Bolsas nos EUA aguardam Fed
No exterior, investidores aguardam a reunião do comitê de política monetária do Fed, banco central americano. O comitê se reúne a partir da próxima quarta-feira (nos dias 14 e 15 de junho).
A expectativa dos agentes econômicos é de manutenção da taxa de juros no atual pamatar, de 5% a 5,25%. Se isso ocorrer, será a primeira vez que o Fed em mais de um ano que o Fed escolherá não subir juros, após dez reuniões de altas consecutivas.
Na véspera, alta nos pedidos de auxílio-desemprego nos EUA animaram as bolsas locais, que fecharam em alta. A visão é que uma desaceleração no mercado de trabalho americano possa se fortalecer, lançando as bases para que o Fed inicie corte na taxa de juros.
Com os índices americanos em alta, as ações de grandes empresas de tecnologia, que tiveram dia de fortes valorizações na véspera, seguem com ganhos nos EUA nesta sexta-feira.