BNDES libera R$ 200 milhões para financiar “carro voador” da Embraer
Anúncio foi feito nesta segunda-feira (2/12). Dinheiro será usado para desenvolvimento do protótipo e realização de testes de certificação
atualizado
Compartilhar notícia
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 200 milhões para a empresa Eve Air Mobility (Eve), a subsidiária da Embraer que desenvolve o “carro voador”. O anúncio foi feito pelo banco nesta segunda-feira (2/12).
A aeronave é 100% elétrica. Ela decola e aterrissa verticalmente. Na sigla em inglês, é chamada de eVTOL. O empréstimo tem como objetivo o desenvolvimento do protótipo e a realização de testes para a certificação do “carro voador”. A comercialização começa depois que essas etapas forem cumpridas.
A Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC) publicou, em 1º de novembro, os critérios finais de aeronavegabilidade para o eVTOL. O documento apresenta padrões que devem ser cumpridos em relação à estrutura, sistemas de controle, propulsão e bateria. Essas informações são cruciais para garantir a segurança do voo.