Big techs se comprometem a colocar marca d’água em conteúdo de IA
Em acordo com governo nos EUA, empresas como OpenAI, Google e Meta se comprometeram a incluir marcadores em conteúdo gerado por IA
atualizado
Compartilhar notícia
As principais empresas de tecnologia com projetos em inteligência artificial (IA) assumiram compromissos com o governo americano para implementar medidas de transparência em conteúdos gerados pela tecnologia.
Empresas como a OpenAI (dona do ChatGPT), Alphabet (dona do Google), Meta (dona de Facebook e Instagram), Microsoft e Amazon se comprometeram a adicionar uma marca d’água em conteúdos de IA, segundo informou o governo americano.
No acordo, as companhias também concordaram em testar de forma minuciosa os sistemas antes que sejam lançados, além de ampliar a transparência sobre informações do sistema que possam gerar riscos e insegurança digital.
O tema vinha sendo tratado com frequência nos bastidores do governo do presidente americano, Joe Biden, que falava em formas de regulamentar a tecnologia. A IA generativa, tecnologia por trás de sistemas como o ChatGPT e o Bard (do Google) ganhou popularidade nos últimos meses nos EUA e em outros países do mundo.
Além da Casa Branca, congressistas nos Estados Unidos também vinham falando sobre o tema. O presidente do Senado, o democrata Chuck Schumer (do mesmo partido de Biden), chegou a mencionar a necessidade de uma “legislação abrangente” sobre o tema.
Por ora, os compromissos assumidos pelas empresas são apenas voluntários e não estão em uma legislação específica nos EUA.
A expectativa é que as sinalizações a serem incluídas pelas big techs no conteúdo gerado por IA deve ajudar usuários a identificarem os materiais. As empresas não divulgaram, até o momento, como será feita a identificação e se valerá para outros países fora dos EUA.