metropoles.com

Beto Sicupira e filho de Lemann deixam conselho da Americanas

Assembleia de acionistas definiu sete nomes de conselheiros. Três deles já faziam parte do órgão, quando a crise da varejista estourou

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Donos das Americanas
1 de 1 Donos das Americanas - Foto: Reprodução

Carlos Alberto Sicupira e Paulo Lemann, filho de Jorge Paulo Lemann, saíram do conselho de administração da Americanas. A nova composição do órgão de gestão da varejista foi definida nesta quinta-feira (5/9) em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada a distância por acionistas da empresa.

Entre os eleitos, três já faziam parte do conselho. Eduardo Saggioro Garcia é um deles. Ele foi presidente do órgão e é sócio da LTS, a holding de Lemann, Marcel Telles e Sicupira (foto em destaque), três dos maiores bilionários do Brasil.

Também permanecem no cargo Claudio Garcia, ex-executivo e ex-conselheiro da AB Inbev, a cervejaria controlada pelo trio, e Vanessa Claro Lopes, integrante do comitê de auditoria que investigou a suposta fraude de R$ 25,2 bilhões da Americanas.

A lista de novos integrantes inclui Maria Rita Megre de Sousa Coutinho, conselheira e integrante da comissão de auditoria do Banco CTT, de Portugal, e Paula Magalhães Cardoso Neves, ex-CEO da Rede, credenciadora de cartões do Itaú Unibanco.

Como representantes do trio de acionistas de referência da varejista, além de Saggioro e Vanessa Garcia, constam Luiz Fernando Ziegler De Saint Edmond, ex-CEO da Ambev e integrante do conselho da Alpargatas, e Yuiti Matsuo Lopes, também da LTS e do conselho da Light.

Nomes conhecidos

Os nomes foram divulgados em documento divulgado nesta quinta pela Americanas no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O conselho de administração é o principal órgão deliberativo, voltado para decisões estratégicas das empresas.

A varejista está em recuperação judicial desde janeiro do ano passado. Em novembro, a empresa concluiu um acordo com credores, que culminou na capitalização de R$ 24 bilhões. Metade dessa quantia será desembolsada pelos acionistas de referência, Lemann, Sicupira e Telles. A outra metade tem como fonte as instituições financeiras, que converteram dívidas em ações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?