metropoles.com

BC detalha plano para Real Digital, que será batizado de “Drex”

Banco Central projeta que Real Digital seja disponibilizado ao público até o fim de 2024. Iniciativa vinha sendo debatida nos últimos anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de notas de dinheiro
1 de 1 Imagem colorida de notas de dinheiro - Foto: Getty Images

O Banco Central detalhou nesta segunda-feira (7/8) os próximos passos para a implementação de uma moeda digital brasileira.

O “Real Digital” será batizado de Drex, abreviação de digital real x. A projeção é que o produto seja disponibilizado ao público até o fim de 2024, embora o cronograma ainda possa sofrer alterações.

O coordenador da iniciativa do Real Digital, Fabio Araújo, participou de transmissão do BC nas redes sociais nesta tarde e afirmou que o projeto segue em fase de testes.

O BC já havia antecipado que o tema vinha sendo discutido nos últimos anos, com a criação de um grupo de trabalho em 2020 e as diretrizes do projeto divulgadas em 2021.

Como funcionará o Real Digital

A moeda digital será como as cédulas físicas, com os mesmo valores e fundamentos. A emissão, tal qual nas notas atuais, só poderá ser feita pelo BC, com lastro no real brasileiro.

A moeda será usada em carteiras digitais chanceladas pela autoridade monetária para pagamentos, mas também poderá ser trocada pelo real tradicional, em notas. As operações terão garantia jurídica e de privacidade e um dos objetivos é aumentar a segurança, com novas possibilidades para garantir a autenticidade de transações.

Embora seja tratado como “primo do Pix” – na leva de iniciativas de digitalização capitaneadas pelo BC -, o Real Digital será a moeda em si, enquanto o Pix é uma tecnologia para transações instantâneas.

O Real Digital também não é uma criptomoeda como o bitcoin, que não tem lastro em moeda soberana nacional. O Real Digital terá o mesmo valor de um real em cédula física.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?