BC da China reduz principais taxas de juros para estimular economia
A autoridade monetária da China reduziu taxa de juros de referência para empréstimos de um ano em 0,1 ponto percentual, de 3,65% para 3,55%
atualizado
Compartilhar notícia
O Banco do Povo da China (o Banco Central chinês) anunciou nesta terça-feira (20/6) a redução de suas principais taxas de juros, em uma tentativa de incentivar o consumo e estimular a economia do país.
A autoridade monetária reduziu a taxa de juros de referência para empréstimos de um ano em 0,1 ponto percentual, de 3,65% para 3,55%.
A taxa para empréstimos de cinco anos também foi cortada em 0,1 ponto percentual, de 4,30% para 4,20%.
A redução dos juros na China já era esperada pelo mercado. Na semana passada, o Banco Central chinês havia reduzido a taxa de juros de empréstimo de médio prazo de 2,75% para 2,65%.
A instituição também havia cortado a taxa de recompra reversa de sete dias em 0,1 ponto percentual, de 2% para 1,9% – a primeira redução desde agosto do ano passado.
A redução dos juros na China vai diminuir os custos de empréstimos para empresas e famílias.
Em abril e maio, o gigante asiático registrou desaceleração em alguns dos principais indicadores econômicos, como a produção industrial e as vendas do comércio, depois de um crescimento acima do esperado nos três primeiros meses do ano. A taxa de desemprego entre os jovens chineses superou 20%, um recorde.