metropoles.com

Bard, o “ChatGPT do Google”, chega ao Brasil e à União Europeia

O Bard, chatbot de inteligência artificial do Google, já estava disponível nos Estados Unidos e no Reino Unido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Avishek Das/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Imagem colorida do Bard, chatbot do Google
1 de 1 Imagem colorida do Bard, chatbot do Google - Foto: Avishek Das/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

A partir desta quinta-feira (13/7), o Google finalmente disponibiliza para o Brasil e outros 27 países o Bard, chatbot de inteligência artificial lançado pelo gigante de tecnologia para rivalizar com o ChatGPT, da OpenAI.

O Bard já estava disponível nos Estados Unidos e no Reino Unido. Além do Brasil, o chatbot faz sua estreia em 27 países da União Europeia e funcionará em 40 idiomas.

O idioma espanhol do Bard também passa a ser adotado em outros países da América Latina, que já tinham acesso ao chatbot desde maio, mas apenas na versão em inglês.

“Essa é a maior atualização do Bard até hoje”, afirmou o vice-presidente global de engenharia para busca do Google, Bruno Pôssas, em entrevista coletiva.

O Bard chegou aos EUA e ao Reino Unido em março deste ano. Dois meses depois, o Google anunciou que pretendia expandir o serviço para 180 países. Eram 144 os que tinham acesso à ferramenta até quarta-feira (12/7), em três idiomas: inglês, japonês e coreano.

Em maio, o Bard registrou 142,6 milhões de acessos, quase três vezes mais do que em abril. O ChatGPT, por sua vez, teve 1,8 bilhão de visitantes, de acordo com dados da empresa de medição de audiência on-line Similarweb.

Em junho, o ChatGPT teve uma redução de 9,7% no número de acessos em relação ao mês anterior. Foi a primeira queda mensal desde sua estreia, em novembro do ano passado.

Novidades do Bard

O Google anunciou novos recursos do Bard para o lançamento no Brasil e na União Europeia. O primeiro é a possibilidade de fixar conversas na barra lateral esquerda, o que permite um acesso rápido a conversas mais importantes.

Outro recurso é o “text-to-speech”, que permite que o chatbot “leia em voz alta” as respostas do usuário. Além disso, há outra novidade: um botão que permite o compartilhamento nas redes sociais das respostas produzidas pela máquina.

Por fim, o Bard tem condições de analisar uma foto e dar uma resposta. Será possível, por exemplo, carregar uma foto de um cachorro e receber informações do chatbot sobre a raça do animal. Também será possível legendar imagens na ferramenta.

Além de tudo isso, o Bard traz diferentes opções de textos para o usuário, com uma versão mais formal ou mais simplificada sobre o mesmo assunto.

A integração com a ferramenta de buscas do Google, usada por mais de 90% dos usuários de internet, é um dos trunfos do Bard.

“O Bard ainda é um experimento. Algumas respostas ainda não são boas e não estarão factualmente corretas”, disse Pôssas.

O Google não informou o período de atualização do Bard. O ChatGPT gratuito carrega informações até 2021.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?