Bank of America sobe projeção do PIB brasileiro para 3% em 2023
Um dos principais bancos dos Estados Unidos agora afirma que o PIB brasileiro deve avançar 3% neste ano, ante 2,3% da projeção anterior
atualizado
Compartilhar notícia
O Bank of America (BofA), um dos maiores dos Estados Unidos, é mais uma instituição financeira a elevar sua estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2023.
De acordo com um relatório divulgado na segunda-feira (28/8), a economia brasileira deve fechar este ano registrando uma expansão de 3%. A última projeção do BofA era que o país cresceria 2,3%.
“Embora pouco tenhamos mudado nossa visão sobre o consumo privado, a força do mercado de trabalho continua a nos surpreender pelo lado positivo. Tal resiliência tem dado apoio à mudança das preferências do consumidor em direção aos serviços desde a pandemia”, diz o relatório do banco, assinado pelos economistas David Baker e Natasha Perez.
Segundo o banco americano, a economia do Brasil mostrou resiliência no segundo trimestre, ao contrário do que muitos analistas esperavam, após a alta de 1,9% do PIB do país nos três primeiros meses do ano.
“Tudo somado, esperamos que o crescimento deve desacelerar em relação ao primeiro trimestre, mas ainda apontar alta de 0,8% no período, com melhora da sua composição”, afirma o BofA.
Nesta semana, as atenções do mercado financeiro estão voltadas ao resultado do PIB brasileiro no segundo trimestre. Depois de um crescimento acima do esperado entre janeiro e março, a maioria dos analistas espera um resultado bem mais tímido entre abril e junho.
Segundo o consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado, o PIB do Brasil deve registrar alta de 0,3% no segundo trimestre, na comparação com os três meses anteriores.
De acordo com a última edição do Relatório Focus, do Banco Central (BC), divulgada na segunda-feira, o PIB brasileiro deve fechar 2023 com alta de 2,31%.