metropoles.com

Bancos discordam de teto do consignado e avaliam se congelarão crédito

A Febraban, que representa os maiores bancos, diz que teto de 1,97% ao mês é insuficiente para cobrir custo de captação do consignado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
INSS Mulher inss
1 de 1 INSS Mulher inss - Foto: Reprodução

A aprovação do teto de 1,97% ao mês para os juros do crédito consignado a beneficiários do INSS foi acordada sem o aval dos bancos, responsáveis pela concessão dos empréstimos.

A Federação Nacional dos Bancos (Febraban), que representa as maiores instituições financeiras do país, disse que o setor participou da reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) e discordou da proposta feita pelo governo.

A razão para a discordância é o custo. Ainda de acordo com a Febraban, o limite de 1,97% para o consignado está “ainda abaixo dos custos vigentes para parte dos bancos que operam essa linha de crédito”.

Apesar disso, os bancos decidiram se abster na votação do CNPS, para “encerrar o impasse”. A Febraban reconheceu que a proposta de hoje representa um avanço em relação ao teto anterior proposto pela equipe de Lula, de 1,70%. Após a imposição anterior, os bancos congelaram a concessão de consignado para aposentados e pensionistas, alegando que o teto não cobria as despesas de captação e os riscos da modalidade.

Diante da abstenção da Febraban, caberá a cada banco avaliar se continua ou não concedendo os recursos para os empréstimos consignados aos beneficiários do INSS. Na prática, as instituições têm duas opções: ou atendem ao limite de 1,97% ao mês ou deixam de ofertar o produto.

Teto aprovado

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) chancelou, em 4ª Reunião Extraordinária, realizada nesta terça-feira (28/3), a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de fixar em 1,97% o teto do juro do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS.

A decisão de estabelecer os juros em, no máximo, 1,97% – antecipada pela coluna do Igor Gadelha, do Metrópoles –, foi tomada por Lula durante reunião com ministros e auxiliares na manhã desta terça-feira (28/3), no Palácio da Alvorada.

Dessa forma, o limite para o empréstimo com desconto em folha será de 1,97%. O percentual-limite para a modalidade via cartão de crédito será de 2,89%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?