Bancos, Correios, INSS, Bolsa: o que abre e o que fecha no fim de ano
Bancos, Correios e agências do INSS ficarão fechados nos dias 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Ano Novo), assim como Bolsa de Valores
atualizado
Compartilhar notícia
As festas de fim de ano, como o Natal (no dia 25 de dezembro) e o Réveillon (dia 31), vão alterar o funcionamento de uma série de estabelecimentos comerciais e de serviços, além do atendimento em repartições públicas.
Veja o que vai abrir e o que vai fechar neste fim do ano:
Bancos
De acordo com informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias não vão funcionar nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro (duas segundas-feiras).
De acordo com uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), as agências não operam em feriados oficiais, sejam municipais, estaduais ou federais.
Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro (duas terças-feiras), os bancos voltarão a funcionar normalmente com atendimento presencial ao público nas cidades em que não houver feriados municipais.
O último dia útil de 2023 em que será possível ser atendido nas agências bancárias, com expediente normal para a realização de todas as operações solicitadas pelos clientes, será 28 de dezembro (uma quinta-feira).
No dia 29 de dezembro (sexta), não haverá expediente bancário e as agências estarão fechadas.
Nos feriados e fins de semana, os clientes poderão utilizar os canais eletrônicos de atendimento bancário, como mobile, internet banking, caixas eletrônicos e banco por telefone.
Carnês e contas de consumo (água, energia, telefone etc.) vencidos no feriado poderão ser pagos no dia útil seguinte, sem multa.
“Mesmo durante feriados, os canais digitais e os caixas eletrônicos estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, diz o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.
O pagamento também poderá ser agendado nos caixas automáticos.
Correios
As agências dos Correios também não vão abrir nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.
Nos dias 24 de dezembro (véspera de Natal) e 31 de dezembro (véspera do Ano Novo), também não haverá expediente porque são dois domingos.
O atendimento normal será retomado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro.
Os Correios vão funcionar normalmente nos dias 23 e 30 de dezembro.
A Central de Atendimento dos Correios (CAC) funcionará com o efetivo reduzido nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro. Nos demais dias, a CAC atenderá normalmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h, exceto domingos e feriados.
INSS
As agências do Instituto Nacional de Serviço Social (INSS) não vão funcionar no dia 25 de dezembro nem em 1º de janeiro de 2024.
Bolsa de Valores
A Bolsa de Valores do Brasil (B3), sediada em São Paulo, não vai funcionar nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. As negociações serão retomadas nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro.
No dia 28 de dezembro, as operações da Bolsa terão horário reduzido. O funcionamento do Sistema do Balcão da B3 se encerrará às 13 horas. No dia 29, a B3 estará fechada.
As negociações serão retomadas normalmente em 2 de janeiro de 2024.