metropoles.com

Bancos, Correios, INSS, Bolsa: o que abre e o que fecha no fim de ano

Bancos, Correios e agências do INSS ficarão fechados nos dias 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Ano Novo), assim como Bolsa de Valores

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida com fila na frente da sede do INSS em Goiânia
1 de 1 Imagem colorida com fila na frente da sede do INSS em Goiânia - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

As festas de fim de ano, como o Natal (no dia 25 de dezembro) e o Réveillon (dia 31), vão alterar o funcionamento de uma série de estabelecimentos comerciais e de serviços, além do atendimento em repartições públicas.

Veja o que vai abrir e o que vai fechar neste fim do ano:

Bancos

De acordo com informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias não vão funcionar nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro (duas segundas-feiras).

De acordo com uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN), as agências não operam em feriados oficiais, sejam municipais, estaduais ou federais.

Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro (duas terças-feiras), os bancos voltarão a funcionar normalmente com atendimento presencial ao público nas cidades em que não houver feriados municipais.

O último dia útil de 2023 em que será possível ser atendido nas agências bancárias, com expediente normal para a realização de todas as operações solicitadas pelos clientes, será 28 de dezembro (uma quinta-feira).

No dia 29 de dezembro (sexta), não haverá expediente bancário e as agências estarão fechadas.

Nos feriados e fins de semana, os clientes poderão utilizar os canais eletrônicos de atendimento bancário, como mobile, internet banking, caixas eletrônicos e banco por telefone.

Carnês e contas de consumo (água, energia, telefone etc.) vencidos no feriado poderão ser pagos no dia útil seguinte, sem multa.

“Mesmo durante feriados, os canais digitais e os caixas eletrônicos estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, diz o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

O pagamento também poderá ser agendado nos caixas automáticos.

Correios

As agências dos Correios também não vão abrir nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Nos dias 24 de dezembro (véspera de Natal) e 31 de dezembro (véspera do Ano Novo), também não haverá expediente porque são dois domingos.

O atendimento normal será retomado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro.

Os Correios vão funcionar normalmente nos dias 23 e 30 de dezembro.

A Central de Atendimento dos Correios (CAC) funcionará com o efetivo reduzido nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro. Nos demais dias, a CAC atenderá normalmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h, exceto domingos e feriados.

INSS

As agências do Instituto Nacional de Serviço Social (INSS) não vão funcionar no dia 25 de dezembro nem em 1º de janeiro de 2024.

Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores do Brasil (B3), sediada em São Paulo, não vai funcionar nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. As negociações serão retomadas nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro.

No dia 28 de dezembro, as operações da Bolsa terão horário reduzido. O funcionamento do Sistema do Balcão da B3 se encerrará às 13 horas. No dia 29, a B3 estará fechada.

As negociações serão retomadas normalmente em 2 de janeiro de 2024.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?