metropoles.com

Banco Mundial aumenta previsão do PIB brasileiro de 1,2% para 2,6%

Expectativa é que elevação ocorra em 2023. Para 2024 e 2025, contudo, instituição reduziu projeção de avanço do produto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de uma moeda de real em um quadro. Abaixo dela, forma-se a sigla "PIB", referente a Produto Interno Bruto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de uma moeda de real em um quadro. Abaixo dela, forma-se a sigla "PIB", referente a Produto Interno Bruto - Metrópoles - Foto: Getty Images

O Banco Mundial elevou, nesta quarta-feira (4/10), a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para 2,6%, em 2023, ante estimativa anterior de 1,2%, feita em junho. A projeção do PIB nacional para 2024, contudo, passou de 1,4% para 1,3%. Para 2025, ela caiu de 2,4% para 2,2%.

O economista-chefe do Banco Mundial para a América Latina e o Caribe, William Maloney, disse que, entre os países latino-americanos, Brasil e Chile foram os primeiros a diminuir a taxa básica de juros. Tal medida tende a ter um impacto positivo sobre o crescimento econômico. 

Para o produto da América Latina e o Caribe, a expectativa do Banco Mundial também aumentou, passando de 1,4% para 2%, em 2023. 

Em relatório, a instituição defendeu que a maior conectividade digital da América Latina e do Caribe pode encaminhar de maneira simultânea a solução de diversos problemas “que se reforçam mutuamente” na região. Entre esses entraves, estão o baixo crescimento econômico e o descontentamento social. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?