Banco da Inglaterra surpreende e sobe juros em 0,5 ponto percentual
Com alta acima da esperada, a taxa de juros de referência subiu de 4,5% para 5%, o maior patamar desde 2008. Foi o 13º aumento consecutivo
atualizado
Compartilhar notícia
O Banco da Inglaterra (BoE) surpreendeu o mercado e elevou a taxa de juros em 0,5 ponto percentual, acima do esperado. Foi o 13º aumento consecutivo.
Com isso, a taxa de juros de referência subiu de 4,5% para 5%. O consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado, estimava que os juros no Reino Unido ficassem em 4,75%.
Trata-se do patamar mais alto da taxa de juros no Reino Unido desde 2008 e o maior aumento desde fevereiro, em meio à preocupação com a resiliência da inflação.
Em maio, a inflação ficou em 8,7%, acima das estimativas da maioria dos analistas. A elevação da taxa de juros é o principal instrumento dos Bancos Centrais para conter a inflação.
“Houve notícias significativas de alta em dados recentes que indicam mais persistência no processo de inflação”, justificou o comitê de política monetária do BoE.
“Efeitos de segunda ordem na evolução dos preços domésticos e salários gerados por choques de custos externos provavelmente levarão mais tempo para se dissipar.”