Banco da Inglaterra sobe juros em 0,25 ponto percentual, para 4,5%
Foi a 12ª alta consecutiva dos juros; trata-se do patamar mais alto da taxa básica desde outubro de 2008
atualizado
Compartilhar notícia
O Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra (BoE) anunciou nesta quinta-feira (11/5) a elevação da taxa de juros em 0,25 ponto percentual, para 4,5%, dentro das projeções do mercado.
Foi a 12ª alta consecutiva dos juros. Trata-se do patamar mais alto da taxa básica desde outubro de 2008.
No comunicado que acompanha a decisão, a autoridade monetária britânica cita a resiliência da inflação como o principal fator para justificar a manutenção dos juros.
O índice de inflação no Reino Unido segue em dois dígitos: 10,1% no acumulado de 12 meses até março, bem acima da meta de 2% estipulada pelo BoE.
O comitê menciona que houve algumas notícias positivas para a economia global, mas ressaltou que os riscos inflacionários permanecem.
“A inflação global vem caindo nos Estados Unidos e na zona do euro, embora as medidas de núcleo da inflação permaneçam elevadas”, afirma o BoE.
“A atividade econômica foi menos fraca do que o esperado em fevereiro e o comitê agora avalia que a trajetória da demanda deve ser significativamente mais forte do que o esperado, embora ainda moderada pelos padrões históricos”, diz a autoridade monetária.