metropoles.com

Banco Central projeta alta de 3% do PIB e vê inflação em 4,6% em 2023

A projeção anterior do Banco Central para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil era uma alta de 2,9% em 2023. Estimativa de inflação caiu

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
Banco Central do Brasil BACEN. Brasília focus - Metrópoles
1 de 1 Banco Central do Brasil BACEN. Brasília focus - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

A economia brasileira deve fechar este ano com um crescimento de 3%, de acordo com estimativas divulgadas nesta quinta-feira (21/12) pelo Banco Central (BC). Os dados fazem parte do Relatório Trimestral de Inflação, elaborado pela autoridade monetária.

A projeção anterior do BC para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil era uma alta de 2,9% em 2023 – houve, portanto, um aumento de 0,1 ponto percentual na estimativa para a expansão da economia do país.

A expectativa da autoridade monetária é ligeiramente superior à do mercado financeiro. De acordo com a última edição do Relatório Focus, divulgada no início da semana, a projeção do mercado é a de que o PIB do Brasil avance 2,92% em 2023.

Inflação

Em relação ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, a estimativa do BC para este ano foi reduzida de 5% para 4,6%.

Segundo o Focus, a inflação no Brasil terminará 2023 em 4,49% – um pouco abaixo do que espera o BC.

Em novembro, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação foi de 0,28%, na comparação com o mês anterior. Na base anual, o índice ficou em 4,68%. No ano, a inflação acumulada é de 4,04%.

Segundo o Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta de inflação para este ano é 3,25%. Como há intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, a meta será cumprida se ficar entre 1,75% e 4,75%. Em 2024 e 2025, a meta será de 3%.

“Em termos de probabilidades estimadas de a inflação ultrapassar os limites do intervalo de tolerância, destaca-se, no cenário de referência, a redução significativa da probabilidade de a inflação ficar acima do limite superior da meta para 2023 (4,75%) que passou de cerca de 67% no relatório anterior para 17% neste relatório”, diz o BC.

Para 2024, de acordo com o BC, a inflação no Brasil deve ficar em 3,5% (mesma estimativa do relatório anterior). Em 2025, a projeção para o IPCA subiu de 3,1% para 3,2%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?