Banco Central Europeu volta a subir juros em 0,25 ponto percentual
Foi o oitavo aumento consecutivo dos juros pelo Banco Central Europeu (BCE); aumento de 0,25 ponto percentual já era esperado pelo mercado
atualizado
Compartilhar notícia
Em uma decisão já esperada pelo mercado, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta quinta-feira (15/6) uma nova elevação da taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual.
Foi o oitavo aumento consecutivo dos juros pelo BCE. Na última reunião, a taxa também subiu 0,25 ponto percentual. Nas três anteriores, os juros foram elevados em 0,5 ponto percentual.
Com isso, a taxa de refinanciamento (a principal) definida pelo BCE subiu de 3,75% para 4%, enquanto a taxa sobre depósitos avançou de 3,25% para 3,5%. A taxa sobre empréstimos marginais foi de 4% para 4,25%. A elevação da taxa de juros é o principal instrumento dos Bancos Centrais para conter a inflação.
“O aumento da taxa reflete a avaliação atualizada do Conselho do BCE sobre as perspectivas de inflação, a dinâmica da inflação subjacente e a força da transmissão da política monetária”, explicou a autoridade monetária europeia no comunicado que acompanha a decisão.
“Os indicadores de pressões de preços subjacentes permanecem fortes, embora alguns mostrem sinais preliminares de abrandamento. O corpo técnico revisou para cima suas projeções de inflação excluindo energia e alimentos, especialmente para este ano e para o próximo, devido a surpresas de alta no passado e às implicações do mercado de trabalho robusto para a velocidade da desinflação”, diz o BCE.
Segundo o banco, a inflação deve ficar em 5,1% em 2023, antes de cair para 3% em 2024 e 2,3% em 2025.
“As futuras decisões do Conselho do BCE irão assegurar que as taxas de juros serão trazidas para níveis suficientemente restritivos para conseguir um regresso sustentado da inflação ao objetivo de médio prazo de 2% e serão mantidas nesses níveis enquanto for necessário”, concluiu o BCE.