Banco Central Europeu sobe taxa de juros em 0,25 ponto percentual
Foi o 9º aumento consecutivo dos juros pelo Banco Central Europeu. Taxa de refinanciamento (a principal) subiu de 4% para 4,25%
atualizado
Compartilhar notícia
Em uma decisão já esperada pelo mercado, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta quinta-feira (27/7) uma nova elevação da taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual.
Foi o 9º aumento consecutivo dos juros pelo BCE. Nas duas últimas reuniões, a taxa também subiu 0,25 ponto percentual. Nas três anteriores, os juros foram elevados em 0,5 ponto percentual.
Com isso, a taxa de refinanciamento (a principal) definida pelo BCE subiu de 4% para 4,25%, enquanto a taxa sobre depósitos avançou de 3,5% para 3,75%. A taxa sobre empréstimos marginais foi de 4,25% para 4,5%.
A elevação da taxa de juros é o principal instrumento dos bancos centrais para conter a inflação. A meta de inflação estipulada pelo BCE é de 2% ao ano.
Inflação ainda preocupa
“O desenvolvimento desde a última reunião sustenta a expectativa de que a inflação cairá ainda mais no restante do ano, mas permanecerá acima da meta por um período prolongado. Embora algumas medidas mostrem sinais de flexibilização, a inflação subjacente permanece alta em geral”, diz o BCE no comunicado que acompanha a decisão.
“Os aumentos anteriores das taxas continuam sendo transmitidos com força: as condições de financiamento voltaram a ficar mais apertadas e cada vez mais amortecendo a demanda, o que é um fator importante para trazer a inflação de volta à meta”, afirma a autoridade monetária.
Na nota, o BCE afirma que “continuará a seguir uma abordagem dependente de dados para determinar o nível apropriado e a duração da restrição”. “As decisões sobre taxas de juros continuarão a basear-se na sua avaliação das perspetivas de inflação à luz dos dados econômicos e financeiros recebidos, da dinâmica da inflação subjacente e da força da transmissão da política monetária”, diz o BCE.