Banco Central da Inglaterra aumenta juros em 0,25 ponto percentual
Taxa de juros no país foi para 4,25%, na 11ª alta consecutiva; inflação no Reino Unido voltou a acelerar em fevereiro
atualizado
Compartilhar notícia
Em uma decisão já esperada pelo mercado, o Comitê de Política Monetária do Bank of England (BoE, o Banco Central da Inglaterra) anunciou nesta quinta-feira (23/3) a elevação da taxa básica de juros no país em 0,25 ponto percentual, para 4,25%. Foi a 11ª alta consecutiva.
A decisão do comitê não foi unânime. Dois integrantes votaram pela manutenção da taxa de juros em 4%.
A decisão do Banco Central britânico foi tomada um dia depois da divulgação do índice de inflação no Reino Unido, que voltou a acelerar em fevereiro deste ano. O indicador ficou em 1,1% em relação a janeiro e 10,4% no acumulado de 12 meses.
“A política monetária está atuando para garantir que as expectativas de inflação de longo prazo estejam ancoradas na meta de 2%”, informou o BC inglês.
“Embora o crescimento dos salários nominais tenha sido mais fraco do que o esperado, as pressões de custos e preços permaneceram elevadas”, diz o comunicado.
A autoridade monetária da Inglaterra ressaltou que segue atenta aos custos de financiamento bancário, que aumentaram no Reino Unido e em outras economias avançadas.
“O Comitê de Política Monetária continuará a acompanhar de perto quaisquer efeitos nas condições de crédito enfrentadas pelas famílias e empresas e, consequentemente, o impacto nas perspectivas macroeconômicas e de inflação”, diz o órgão.