metropoles.com

Banco Central da China mantém taxas de juros inalteradas

BC da China injetou 1,45 trilhão de yuans (cerca de US$ 199,9 bilhões) por meio de uma linha de empréstimos, com juros mantidos em 2,5%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Costfoto/NurPhoto via Getty Images
Imagem de notas de dinheiro sendo manuseadas por homem. Ao fundo, logotipo do Banco Central da China
1 de 1 Imagem de notas de dinheiro sendo manuseadas por homem. Ao fundo, logotipo do Banco Central da China - Foto: Costfoto/NurPhoto via Getty Images

O Banco do Povo da China (PBoC, o Banco Central chinês) anunciou nesta quarta-feira (15/11) a manutenção de algumas das mais importantes taxas de juros da economia, além da injeção de liquidez no mercado, em um momento no qual há uma crescente procura por dinheiro.

A autoridade monetária chinesa injetou 1,45 trilhão de yuans (cerca de US$ 199,9 bilhões) por meio da chamada Linha de Empréstimo de Médio Prazo de um ano, a uma taxa de juros de 2,5% – mantida no patamar anterior.

Também foram injetados 495 bilhões de yuans em liquidez por meio de acordos de recompra inversa de sete dias, com juros de 1,8%.

China deve alcançar meta de crescimento

Como noticiado pelo Metrópoles, o Produto Interno Bruto (PIB) da China fechou o terceiro trimestre de 2023 registrando uma expansão de 4,9%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Os dados foram divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS). O desempenho da segunda maior economia do mundo no período entre julho e setembro deste ano veio acima das expectativas do mercado, que variavam de 4,4% a 4,5%.

Em relação ao segundo trimestre, o PIB da China teve alta de 1,3%.

Já no acumulado dos nove primeiros meses de 2023, a China avançou 5,2%, também em relação ao mesmo período do ano passado.

Com os resultados, o gigante asiático ficou mais perto de cumprir a meta de crescimento econômico definida por Pequim, de 5% neste ano. Para isso, o PIB chinês terá de crescer 4,4% no último trimestre.

De acordo com a última projeção do FMI, o PIB da China deve avançar 5,4% em 2023. Em 2024, a economia chinesa deve se expandir 4,6%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?