Banco Central da China mantém juros inalterados pelo 5º mês seguido
Os juros de referência para empréstimos de 1 ano foram mantidos em 3,45%, enquanto a taxa para empréstimos de 5 anos ficou em 4,2%
atualizado
Compartilhar notícia
O Banco do Povo da China (PBoC, o Banco Central chinês) anunciou nesta segunda-feira (22/1), pelo quinto mês consecutivo, a manutenção de algumas das mais importantes taxas de juros da economia.
A decisão da autoridade monetária chinesa já era esperada pelo mercado.
Os juros de referência para empréstimos de 1 ano foram mantidos em 3,45%, enquanto a taxa para empréstimos de 5 anos ficou em 4,2%.
A última alteração na taxa de juros promovida pelo BC da China foi em agosto do ano passado.
PIB dentro da meta
Como noticiado pelo Metrópoles na semana passada, a segunda maior economia do mundo cumpriu sua meta de crescimento em 2023. De acordo com dados divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas do governo chinês, o gigante asiático fechou 2023 registrando uma alta de 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB).
A meta de crescimento do PIB definida por Pequim para 2023 era de 5%.
No quarto trimestre do ano passado, ainda de acordo com os dados oficiais, a economia da China cresceu 1%, dentro das estimativas dos analistas.
Em 2023, o PIB do país atingiu o recorde de 126,06 trilhões de yuans (cerca de US$ 17,71 trilhões), segundo informações da agência oficial de notícias Xinhua.