Azul é eleita a companhia aérea mais pontual do mundo; veja ranking
A companhia aérea brasileira Azul teve 88,93% dos voos chegando no horário previsto em 2022, segundo levantamento feito pela Cirium
atualizado
Compartilhar notícia
A Azul foi eleita a companhia aérea mais pontual do mundo em 2022. O levantamento, feito pela Cirium, empresa global de análise de dados de aviação, apontou que a empresa brasileira teve 88,93% dos seus desembarques feitos dentro do horário previsto.
No total, a Azul realizou quase 280 mil voos ao longo do ano passado. Isso significa que a companhia conseguiu ser pontual em cerca de 248 mil aterrisagens.
Depois da Azul, as empresas mais pontuais foram as japonesas All Nippon Airways (ANA) e Japan Airlines, com respectivamente 88,61% e 88% de voos chegando no horário previsto. A Latam ocupou a quarta posição, com um índice de pontualidade de 86,31%.
Veja a lista de companhias aéreas mais pontuais do mundo:
- 1º Azul (Brasil): 88,92% de voos pousando no horário previsto;
- 2º All Nippon Airways (Japão): 88,61%;
- 3º Japan Airlines: 88%;
- 4º Latam Airlines (Chile): 86,31%;
- 5º Delta Airlines (EUA): 83,63%.
Aéreas mais pontuais da América Latina
A Cirium também analisa as companhias mais pontuais em grupos regionais. Assim como no ranking global, a Azul ocupou a primeira posição da lista da América Latina. Na sequência vieram a Sky Airline (Chile) e a Copa Airlines (Panamá). A Gol, outra companhia brasileira, não figurou entre as 10 mais pontuais do continente.
Veja abaixo as cinco melhores da América Latina:
- 1º Azul (Brasil): 88,93% de pontualidade;
- 2º Sky Airline (Chile): 88,74%;
- 3º Copa Airlines (Panamá): 88,02%
- 4º LATAM Airlines (Chile): 86,31%;
- 5º Avianca (Colômbia): 83,48%.
Melhores aeroportos do mundo
O Brasil não teve representantes na lista de melhores aeroportos, elaborada também pela Cirium. A maior parte dos terminais eleitos como os mais eficientes ficam em países desenvolvidos – os emergentes tiveram um único representante, um aeroporto na Índia, que ocupou a segunda posição.
Veja abaixo o ranking de aeroportos mais pontuais do mundo:
- 1º Aeroporto Internacional de Tóquio – Haneda (Japão): 90,33% dos voos chegando no horário estimado;
- 2º Aeroporto Internacional de Bangalore – Kempegowda (Índia): 84,08%;
- 3º Aeroporto Internacional de Salt Lake City (EUA): 83,87%;
- 4º Aeroporto Metropolitano de Detroit = Wayne County (EUA): 82,62%;
- 5º Aeroporto Internacional da Filadélfia (EUA): 82,54%.
Recuperação pós-pandemia
Manter a pontualidade e eficiência operacional foi especialmente desafiador em 2022, o que aumenta os louros da conquista da Azul. De acordo com Jeremy Bowen, CEO da Cirium, as companhias aéreas precisaram lidar com rotinas de abertura e fechamento de fronteiras e aeroportos, em razão de novas ondas de covid-19 registradas de forma pontual em diversos países.
Quando a situação sanitária ficou mais estável, a demanda explodiu, e as companhias e aeroportos tiveram pouco tempo para responder a esse salto na busca por voos.
“Quando a recuperação finalmente veio no ano passado, o setor aéreo (incluindo companhias, aeroportos e outros provedores de serviços aéreos) sofreu com a falta de funcionários e com uma capacidade operacional insuficiente. Atrasos e cancelamentos se tornaram um problema”, disse Bowen, em comunicado.
Os números do ranking mostram, no entanto, que boa parte do setor fez a lição de casa e conseguiu contratar mão de obra e ajustar a capacidade, de acordo com a nova demanda.
“2023 parece ser uma boa promessa para a indústria de aviação”, finalizou o CEO da Cirium.