metropoles.com

Aumentam as chances de mudança da meta da inflação, diz JP Morgan

Os economistas do banco acreditam que a alteração pode ocorrer em 16 de fevereiro, na próxima reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ BP Money
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, discursa
1 de 1 Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, discursa - Foto: Reprodução/ BP Money

A possibilidade de aumento da meta da inflação é “crescente”, segundo uma nota divulgada nesta segunda-feira (13/2) pelo JP Morgan. Os economistas do banco lembram que, tradicionalmente, o Conselho Monetário Nacional (CMN) discute esse tema na reunião de junho. Desta vez, porém, o debate pode ser antecipado e acontecer no próximo encontro do órgão, na quinta-feira, 16 de fevereiro.

Na nota, Cassiana Fernandez, Vinicius Moreira e Mirella Sampaio afirmam: “Independentemente da data, agora, acreditamos que as metas de inflação para este e os próximos anos provavelmente serão elevadas, embora ainda não esteja claro para quanto e por que período de tempo.” Na avaliação do trio de especialistas, o resultado de tal mudança é “altamente incerto”.

A discussão sobre a mudança da meta da inflação entrou para a pauta econômica após os sucessivos ataques do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e de integrantes de base parlamentar petista, contra o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto (na foto, em destaque). Esse grupo critica o patamar da taxa básica de juros no país, a Selic, definida pelo BC e atualmente fixada em 13,75%.

Na visão de alguns especialistas, como o professor Márcio Holland, da Fundação Getulio Vargas, em São Paulo, mudar a taxa ou elevar a meta para permitir que o BC reduza os juros de forma artificial pode resultar em mais inflação – e, por consequência, juros ainda maiores. “Isso desmoraliza o combate à inflação”, disse Holland, em entrevista ao Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?