Atividade industrial desacelera em novembro, diz CNI
Produção industrial ficou em 48,7 pontos no mês passado, um aumento de 0,2 ponto em relação a outubro; índice segue abaixo de 50 pontos
atualizado
Compartilhar notícia
A atividade industrial do Brasil registrou desaceleração em novembro, refletindo o momento difícil pelo qual passa o setor, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Segundo dados da Sondagem Industrial da CNI, divulgados nesta quarta-feira (14/12), a produção industrial no país ficou em 48,7 pontos no mês passado – um aumento de 0,2 ponto em relação a outubro.
Quando o índice está abaixo de 50 pontos, a pesquisa indica retração na produção industrial brasileira.
Emprego em queda
Segundo o levantamento da CNI, o emprego industrial recuou em novembro (0,6 ponto, na comparação com outubro), caindo para 49 pontos.
A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) permaneceu em 71%, mas está abaixo do patamar verificado em novembro de 2020 e de 2021.
“A indústria apresentou bons resultados até o meio do ano, mas os efeitos da alta dos juros foram se acumulando. A atividade do setor está mais fraca em novembro e, como consequência, temos expectativas de menos contratações e menos investimentos”, explica Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI.
Confiança diminui
No início da semana, a CNI divulgou os dados sobre o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), que recuou de 51,7 pontos para 50,8 pontos entre novembro e dezembro.