Atividade do setor de serviços da China vai ao maior nível em 3 meses
Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da China subiu de 50,4 para 51,5 pontos entre outubro e novembro
atualizado
Compartilhar notícia
O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) da China alcançou, em novembro deste ano, o patamar mais alto em três meses, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (5/12).
Segundo o levantamento mensal divulgado pela S&P Global, em parceria com o Caixin Insight Group, o indicador subiu de 50,4 para 51,5 pontos entre outubro e novembro.
Com o resultado do segmento de serviços no mês passado, o PMI composto, que reúne também o setor industrial, avançou de 50 para 51,6 pontos, o que indica um aquecimento da atividade empresarial geral na China. Também é o melhor resultado desde agosto.
Ainda nos serviços, os números mostram uma forte recuperação no total de novos negócios no último trimestre deste ano. Outro dado positivo foi o aumento do otimismo das empresas em relação às perspectivas para o ano que vem.
China deve alcançar meta de crescimento
Como noticiado pelo Metrópoles, o Produto Interno Bruto (PIB) da China fechou o terceiro trimestre de 2023 registrando uma expansão de 4,9%, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados foram divulgados pelo Escritório Nacional de Estatísticas (NBS). O desempenho da segunda maior economia do mundo no período entre julho e setembro deste ano veio acima das expectativas do mercado, que variavam de 4,4% a 4,5%.
Em relação ao segundo trimestre, o PIB da China teve alta de 1,3%.
Já no acumulado dos nove primeiros meses de 2023, a China avançou 5,2%, também em relação ao mesmo período do ano passado.
Com os resultados, o gigante asiático ficou mais perto de cumprir a meta de crescimento econômico definida por Pequim, de 5% neste ano. Para isso, o PIB chinês terá de crescer 4,4% no último trimestre.
De acordo com a última projeção do FMI, o PIB da China deve avançar 5,4% em 2023. Em 2024, a economia chinesa deve se expandir 4,6%.