Associação de bares e restaurantes pede volta do horário de verão
De acordo com a Abrasel, o retorno do horário de verão no país traria benefícios “ao setor de bares e restaurantes e a toda a economia”
atualizado
Compartilhar notícia
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) encaminhou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao vice-presidente Geraldo Alckmin e ao ministro do Turismo, Celso Sabino, pedindo a retomada do horário de verão no Brasil, suspenso em 2019.
De acordo com a Abrasel, o retorno do horário de verão no país traria uma série de benefícios “ao setor de bares e restaurantes e a toda a economia”.
“Adotado com sucesso em outras partes do mundo, como na União Europeia e nos Estados Unidos, o horário de verão também traria à população brasileira uma sinalização clara da necessidade de economizar energia e repensar hábitos, aspecto importante para as gerações futuras”, diz a Abrasel.
A associação afirma, ainda, que a adoção do horário de verão “gera impacto direto no faturamento dos bares e restaurantes, com crescimento no faturamento entre 10% e 15%”.
“No momento em que o setor ainda se recupera dos prejuízos causados pela pandemia, a implementação da medida beneficiaria um setor que gera renda direta para mais de 7 milhões de brasileiros e tem cerca de 1,5 milhão de empreendimentos no país”, diz a entidade, em nota publicada em seu site.
“O retorno do horário de verão proporcionaria mais tempo de luz natural durante os dias, o que favorece o consumo e a frequência de clientes nos estabelecimentos, além de trazer mais movimento e segurança às cidades de um modo geral”, afirma o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci.
“Além disso, seria favorável para todo o país. Afinal, contribui para a economia de energia e reduz custos operacionais nas empresas, mesmo que não estejamos no momento com risco de desabastecimento”, completa Solmucci.
Governo descarta volta do horário de verão
Na semana passada, o Ministério de Minas e Energia informou que, neste momento, o país não tem necessidade de retomar o horário de verão.
“Em virtude do planejamento seguro implantado pelo ministério desde os primeiros meses do governo, os dados não apontam, até o momento, para nenhuma necessidade de implementação do horário de verão”, afirmou a pasta.
O horário de verão é adotado em vários países e tem com um dos principais objetivos a economia de energia. Com a mudança no relógio, a maior parte do tempo ativo das pessoas ocorreria antes do pôr do sol, o que levaria, em tese, a um menor consumo de eletricidade.