Arthur Lira: reforma livrará o Brasil de “manicômio tributário”
“Não é a reforma que estava na cabeça de ninguém aqui”, disse Arthur Lira, presidente da Câmara, que voltou a falar em um texto “possível”
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta segunda-feira (24/7) que a reforma tributária, aprovada em dois turnos pela Casa, levará o Brasil a um outro patamar e livrará o país de um verdadeiro “manicômio tributário”.
As declarações do parlamentar foram dadas durante um evento promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em São Paulo.
“O ceticismo era muito frequente no país em um tema tão delicado, tão desejado e quase nunca alcançado. [A reforma] Não pode e não deve ser fruto da vontade de uma só pessoa. Ela é fruto do engajamento de todos os setores produtivos do Brasil e de toda a classe política”, disse Lira aos empresários e líderes políticos que acompanhavam o discurso.
De acordo com o presidente da Câmara, a reforma tributária “é um passo importante que foi dado em direção a um Brasil menos burocrático, mais simples e com mais segurança jurídica”.
“A manutenção dessa coluna vertebral aprovada na Câmara dos Deputados nos livrará do manicômio tributário que o Brasil vivia e vive até hoje”, prosseguiu Lira.
Depois de ser aprovada na Câmara, o projeto da reforma tributária será analisado pelo Senado Federal, no qual também precisará de aprovação em dois turnos. Caso os senadores modifiquem o texto original, a proposta terá de ser novamente encaminhada à Câmara.
“Desde o momento em que me sentei na cadeira de presidente da Câmara, assumi [a reforma] como compromisso, mais do que pessoal ou político, mas como uma vontade de vida pública a ser alcançada em nossa gestão”, disse Lira. “É uma reforma que pertence ao Brasil, é uma reforma estruturante, é uma reforma de Estado.”
A reforma “possível”
Arthur Lira reiterou que o projeto aprovado pela Câmara não é a reforma “ideal”, mas a “possível”.
“Não é a reforma que estava na cabeça de ninguém aqui. Mas é uma ideia do possível. Foi fruto de muita negociação, de muito entendimento, de muitas horas de reunião e uma dedicação extrema dos governadores”, afirmou o presidente da Câmara.
“Há uma grande disposição dos parlamentares para destravar o crescimento, modernizar o aparato normativo e consolidar um quadro de segurança jurídica para a atração de investimentos”, concluiu Lira.