metropoles.com

Argentina anuncia pacote contra inflação e deve subir juros para 97%

Oficialmente, o novo índice ainda não foi anunciado; taxa básica de juros é o principal instrumento do Banco Central para controlar inflação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Alberto Fernández, presidente da Argentina, sorri e faz sinal com a mão cumprimentando a imprensa em evento - Metrópoles
1 de 1 Alberto Fernández, presidente da Argentina, sorri e faz sinal com a mão cumprimentando a imprensa em evento - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O governo da Argentina anunciou, no domingo (14/5), um pacote de emergência com uma série de medidas para combater a escalada da inflação no país, que ultrapassou 108% no acumulado de 12 meses até abril, o maior patamar em 31 anos.

Por meio de um comunicado, o ministro da Economia argentino, Sergio Massa, confirmou que a taxa básica de juros deve subir. O Banco Central da Argentina aumentará sua intervenção no mercado de câmbio para valorizar o peso em relação ao dólar.

De acordo com os jornais argentinos Clarín e La Nacion, a taxa básica de juros saltará de 91% para 97% ao ano. Oficialmente, o novo índice ainda não foi anunciado. A taxa básica de juros é o principal instrumento do Banco Central para controlar a inflação.

Caso esse aumento de juros se confirme, será o segundo em menos de um mês. No fim de abril, a taxa básica subiu de 81% para 91%, o maior nível em 20 anos.

O pacote de medidas foi definido depois de reuniões entre Massa e o presidente do Banco Central argentino, Miguel Pesce.

O governo do presidente Alberto Fernández também anunciou que trabalha para acelerar novos acordos com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Como mostrou reportagem do Metrópoles publicada no fim de semana, o governo do Brasil vem atuando junto ao FMI e aos Estados Unidos para tentar socorrer a Argentina.

Entre as medidas do pacote econômico, estão incentivos para manter o nível de consumo de produtos de origem nacional, diminuição da taxa de juros dos cartões de crédito, desoneração fiscal para pequenas e médias empresas e redução dos preços de importações de alguns produtos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?