metropoles.com

Arábia Saudita mantém cortes na produção de petróleo até o fim do ano

Informação foi divulgada pelo Ministério da Energia. Com isso, Arábia Saudita continuará produzindo 9 milhões de barris de petróleo por dia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Refinaria de petróleo com luzes acesas - Metrópoles
1 de 1 Refinaria de petróleo com luzes acesas - Metrópoles - Foto: Getty Images

A Arábia Saudita anunciou nesta quarta-feira (4/10) que vai manter os cortes de 1 milhão de barris por dia em sua produção de petróleo até o fim deste ano. A informação foi divulgada pelo Ministério da Energia do governo saudita.

Com isso, o país continuará produzindo 9 milhões de barris de petróleo por dia em novembro e dezembro.

Ainda de acordo com o governo saudita, a decisão do corte será reavaliada no mês que vem e as autoridades definirão por “um aprofundamento do corte ou pelo aumento da produção”.

Em maio deste ano, um grupo de países liderado pela Arábia Saudita anunciou um corte de 1 milhão de barris diários na produção. Em julho, o país impôs um novo corte, também de 1 milhão de barris por dia.

De acordo com projeções da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para o quarto trimestre deste ano, o mundo deve registrar um déficit de 3,3 milhões de barris por dia no período.

Rússia

No início de setembro, a Rússia também havia anunciado que estenderia seus cortes na produção até o fim de 2023.

Há cerca de duas semanas, o Kremlin anunciou uma restrição temporária à exportação de petróleo e diesel com o objetivo de “estabilizar o mercado doméstico”..

Apesar da suspensão, a Rússia anunciou que haverá algumas exceções. Serão permitidas exportações para países da União Econômica Eurasiática (formada por Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão e Quirguistão, além da Rússia) e para fins de ajuda humanitária.

O anúncio do governo russo mexeu com o mercado e levou o preço do petróleo do tipo Brent a ultrapassar os US$ 100 por barril. Atualmente, está no patamar dos US$ 90.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?