metropoles.com

Aposta do mercado em corte agressivo nos juros dos EUA derruba dólar

Expectativas do mercado se concentram na “Super Quarta”, marcada por decisões de juros no Brasil e nos EUA. Ibovespa fechou a sexta em alta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de notas de dólar e de real - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de notas de dólar e de real - Metrópoles - Foto: Getty Images

O dólar fechou esta sexta-feira (13/9) em queda de 0,91% cotado a R$ 5,56. No acumulado da semana, a moeda americana anotou recuo de 0,41%. Já o euro comercial encerrou o pregão cotado a R$ 6,16, caindo 0,85%. A moeda americana também operou em baixa nos mercados globais.

Agora, as expectativas se concentram na “Super Quarta”, quando o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil (BC) e o Federal Reserve (Fed) vão se reunir para decidir sobre as taxas de juros nos dois países. Por aqui, a expectativa é que o Copom volte a elevar a Selic. Já nos Estados Unidos, o mercado espera o início de um ciclo de cortes em suas taxas.

Nesta sexta, a divulgação do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado a prévia do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, agitou o mercado. O Índice recuou 0,4% em julho na comparação com o mês anterior, em dado dessazonalizado. O resultado marcou uma forte perda de força em relação ao avanço de 1,4% de junho. Os dados do BC mostram ainda que, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o IBC-Br teve alta de 5,3% em julho, enquanto no acumulado em 12 meses passou a um avanço de 2,0%, de acordo com números observados.

O governo também anunciou que elevou para 3,2% a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2024. A informação consta no Boletim Macrofiscal, divulgado nesta sexta-feira (13/9) pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda. A previsão anterior era de 2,5% e estava na versão anterior do documento, apresentado em julho.

O Ibovespa encerrou o dia em alta de 0, 64%, a 134.882 pontos. A alta registrada pelos papéis da Azul foi o destaque do dia, ao avançar 22,52%. Já na semana, o principal índice da bolsa brasileira subiu 0,23%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?