Após três meses de alta, vendas do comércio caem 0,6% em novembro
O resultado do comércio varejista em novembro de 2022 interrompe uma sequência de três meses consecutivos de alta nas vendas
atualizado
Compartilhar notícia
As vendas do comércio varejista brasileira registraram uma queda de 0,6% em novembro do ano passado, na comparação com outubro, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (11/1) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado interrompe uma sequência de três meses consecutivos de alta nas vendas do comércio.
No acumulado de 2022, de janeiro a novembro, o comércio tem alta de 1,1%. No período de 12 meses até novembro, a alta acumulada é de de 0,6%.
O recuo em novembro veio acima do esperado pelo mercado. Segundo projeções do consenso Refinitiv, a queda nas vendas do varejo seria de 0,3% na comparação mensal.
Das oito atividades pesquisadas pelo IBGE, seis tiveram resultados negativos em novembro. As principais influências sobre o índice geral vieram de combustíveis e lubrificantes (-5,4%) e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,4%).
“Novembro foi o primeiro mês em que os preços dos combustíveis voltaram a crescer após uma sequência de deflação que se iniciou em julho do ano passado. Isso impactou as receitas das empresas”, afirma o gerente da pesquisa do IBGE, Cristiano Santos.
“Outro ponto é que novembro não é um mês de grandes movimentos nos transportes, já que as famílias costumam esperar para viajar em dezembro”, completa.