Após queda em abril, produção industrial cresce 0,3% em maio
Em relação a maio de 2022, o crescimento da produção industrial brasileira foi de 1,9%, segundo o IBGE. Resultados vieram dentro do esperado
atualizado
Compartilhar notícia
A produção industrial no Brasil registrou uma alta de 0,3% em maio deste ano, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (4/7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em abril, a produção industrial havia recuado 0,6%. Em relação a maio de 2022, o crescimento foi de 1,9%, segundo o IBGE.
Com esses resultados, a indústria brasileira acumula queda de 0,4% no ano e estabilidade no acumulado de 12 meses. A média móvel trimestral teve avanço de 0,3%.
O índice veio em linha com as expectativas dos analistas. O consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado, estimava exatamente uma alta de 0,3% em maio. Na comparação anual, a projeção era a de uma expansão de 1,1%.
A indústria nacional ainda está 1,5% abaixo do patamar registrado antes da pandemia de Covid-19 (em fevereiro de 2020) e 18,1% abaixo do ponto máximo da série histórica, em maio de 2011.
De acordo com o levantamento do IBGE, três das quatro grandes categorias econômicas e 19 dos 25 segmentos industriais pesquisados tiveram resultado positivo em maio.
“O resultado de maio também traz uma disseminação de taxas positivas por três das quatro grandes categorias econômicas e 19 dos 25 ramos investigados. É o maior espalhamento desde setembro de 2020, quando havia 23 atividades mostrando crescimento”, afirma André Macedo, gerente da Pesquisa Industrial Mensal (PIM).