metropoles.com

Após PIB do 2º tri, Planejamento fala em crescimento de 3% em 2023

“Houve crescimento de todos os setores da indústria e dos serviços”, diz a pasta comandada pela ministra Simone Tebet, em nota

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
MPOG – ministério do planejamento, orçamento e gestão
1 de 1 MPOG – ministério do planejamento, orçamento e gestão - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Ministério do Planejamento e Orçamento, comandado por Simone Tebet (MDB-MS), comemorou a alta de 0,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no segundo trimestre deste ano, em resultado que veio acima das expectativas do mercado.

Em nota divulgada pouco depois de o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciar os dados do período entre abril e junho, a pasta destacou que “houve crescimento de todos os setores da indústria e dos serviços”.

A indústria avançou 0,9% no período, enquanto o setor de serviços subiu 0,6%. A agropecuária, que havia alavancado o PIB no primeiro trimestre, recuou 0,9%.

“Mesmo se não houver elevação da atividade para os outros trimestres do segundo semestre de 2023, o PIB brasileiro irá crescer 3%”, projeta o ministério.

Segundo a última edição do Relatório Focus, divulgada no início da semana pelo Banco Central (BC), o mercado projeta que a economia brasileira termine 2023 avançando 2,31%, acima da projeção da semana anterior (2,29%).

“Os componentes da demanda mostram crescimento, destacando o vigor do consumo das famílias, que já cresceu 1,7% em relação ao final do ano passado, e o forte desempenho das exportações, que aumentou mais de 3% neste período”, diz a pasta no comunicado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?