metropoles.com

Após lucro menor, ações da XP caem 20% na Bolsa de Nova York

Impactada pelo cenário de alta de juros no Brasil, a XP teve um lucro menor do que o registrado em 2021 e não conseguiu gerar caixa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
xp-inc-corretora
1 de 1 xp-inc-corretora - Foto: null

As ações da corretora XP negociadas na Bolsa de Valores de Nova York operam em queda de quase 20% nesta sexta-feira (17/2). Na véspera, a empresa divulgou um resultado financeiro abaixo do esperado.

No último trimestre de 2022, a XP registrou um lucro de R$ 783 milhões, o que representa um ganho 24% menor em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano, o resultado ficou estagnado.

As receitas e a captação de recursos foram menores em todas as linhas (tanto com clientes de varejo, como pequenos investidores, como para o atacado, composto por grandes investidores). No acumulado do ano, a captação encolheu 10%.

Em relatório, o banco UBS observa que o resultado do 1º trimestre de 2023 deve ser impactado por provisões relacionadas à Americanas. A XP tem uma exposição de R$ 125 milhões à varejista e a baixa contábil desse valor deve impactar o resultado líquido do início do ano.

Ao longo dos trimestres seguintes, o lucro deve melhorar, segundo os analistas do UBS, em razão de um programa de corte de custos estipulado pela XP. Até mesmo o bônus de funcionários e executivos deve ser reduzido.

“O fato de que o crescimento dos lucros deverá decorrer do controle de custos pode eventualmente continuar a pressionar os múltiplos de ações”, escreveram os especialistas do banco.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?