metropoles.com

Após impasse, Petrobras retoma suporte à exploração de xisto no Paraná

Segundo a Petrobras, os serviços haviam sido suspensos na segunda-feira (10/7) por causa do não cumprimento de obrigações contratuais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rogério Reis/Agência Petrobras
Imagem aérea de unidade de exploração de xisto localizada em São Mateus do Sul, no Paraná
1 de 1 Imagem aérea de unidade de exploração de xisto localizada em São Mateus do Sul, no Paraná - Foto: Rogério Reis/Agência Petrobras

A Petrobras anunciou neste sábado (15/7) que retomou os serviços de suporte administrativo e técnico à Paraná Xisto, unidade de exploração de xisto localizada em São Mateus do Sul (PR).

Segundo a Petrobras, esses serviços haviam sido suspensos na segunda-feira (10/7) por causa do não cumprimento de obrigações contratuais por parte da empresa canadense Forbes Resources Brazil Holding S.A., que comprou a refinaria em novembro de 2022.

De acordo com o contrato, a Petrobras continuaria administrando a refinaria até que a Paraná Xisto – nova empresa constituída a partir da privatização – tivesse condições de operar por conta própria. Enquanto isso, a estatal seria remunerada pelos serviços prestados, o que não aconteceu.

Embora o valor do contrato com a companhia canadense não tenha sido divulgado, estima-se que gire em torno de R$ 140 milhões.

“Mesmo durante o período de suspensão, a Petrobras manteve todas as medidas sob sua responsabilidade para garantir a máxima segurança das pessoas e das instalações nas quais atua em São Mateus do Sul”, informou a companhia brasileira em nota.

Segundo a estatal, os serviços de suporte foram retomados na noite de sexta-feira (14/7), “após o cumprimento das obrigações contratuais assumidas em contrato assinado em novembro de 2022, com a anuência da Forbes Resources Brazil Holding S.A., adquirente da Paraná Xisto”.

A refinaria está localizada em uma das maiores reservas mundiais de xisto – uma rocha utilizada na produção de combustíveis como o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Cerca de 800 funcionários trabalham no local.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?