Após alta em abril, PIB do Reino Unido recua 0,1% em maio
Com o resultado, a economia do Reino Unido ficou estagnada no trimestre móvel encerrado em maio
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de registrar uma leve alta em abril deste ano, a economia do Reino Unido recuou em maio, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (13/7) pelo Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS).
Em maio, o PIB britânico teve retração de 0,1%, após alta de 0,2% no mês anterior, em dado revisado pelo ONS. Com o resultado, a economia do Reino Unido ficou estagnada no trimestre móvel encerrado em maio.
Na base de comparação anual, em relação a maio de 2022, o PIB do Reino Unido caiu 0,4%, ante um recuo de 0,7% em abril.
Setores
De acordo com o ONS, a produção no país registrou queda de 0,6% em maio, ampliando as perdas depois do recuo de 0,2% em abril.
O segmento de construção civil recuou 0,2%, depois da retração de 0,9% no mês anterior. Já o setor de serviços registrou estabilidade, ante uma alta de 0,3% em abril.
Desemprego
Na terça-feira (11/7), como noticiado pelo Metrópoles, o ONS divulgou os dados de desemprego no Reino Unido. O índice ficou em 4% no trimestre móvel encerrado em maio.
A taxa de desemprego subiu 0,2 ponto percentual em relação ao trimestre móvel anterior, quando estava em 3,8%.
Reino Unido
O Reino Unido é a quinta maior economia do mundo, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). O PIB britânico é superado apenas por Estados Unidos, China, Japão e Alemanha.