Após 5 altas seguidas, confiança do setor de serviços cai em agosto
Resultado se deve à piora tanto na percepção das empresas sobre o momento atual quanto nas expectativas para os próximos meses, diz FGV
atualizado
Compartilhar notícia
O Índice de Confiança de Serviços (ICS), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou em agosto deste ano, interrompendo uma sequência de cinco meses consecutivos de alta.
Segundo os dados divulgados nesta quarta-feira (30/8), o indicador caiu 0,6 ponto neste mês, para 97,4 pontos.
Segundo a FGV, o resultado se deve à piora tanto na percepção das empresas sobre o momento atual quanto nas expectativas para os próximos meses.
O Índice de Situação Atual (ISA-S) recuou um ponto em agosto, para 98,5, enquanto o Índice de Expectativas (IE-S) caiu 0,3 ponto, para 96,3.
“O resultado deste mês pode ser enxergado como uma acomodação, influenciado por piora da satisfação dos empresários sobre o momento atual, que está relacionado diretamente a uma redução da demanda, sugerindo uma desaceleração da tendência de crescimento que o setor vinha apresentando desde março”, afirma economista do FGV Ibre Rodolpho Tobler.
“Por mais que o ambiente macroeconômico tenha dado sinais mais favoráveis recentemente, o ano de 2023 ainda deve ser desafiador e era esperado que a recuperação do setor perdesse um pouco da sua força, apesar de sua resiliência. A manutenção desse cenário depende da continuidade de notícias positivas no campo econômico”, explicou.