metropoles.com

Após 14 altas seguidas, Banco da Inglaterra mantém juros inalterados

O resultado surpreendeu os analistas, que projetavam um novo aumento de 0,25 ponto percentual nos juros, como aconteceu na última reunião

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
reino-unido-bandeira
1 de 1 reino-unido-bandeira - Foto: Reprodução

O Banco da Inglaterra (BoE) decidiu interromper uma série de 14 altas consecutivas da taxa básica de juros e a manteve em 5,25% ao ano. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (21/9) pela autoridade monetária.

O resultado surpreendeu os analistas, que projetavam um novo aumento de 0,25 ponto percentual, como aconteceu na última reunião, em agosto.

A votação do Comitê de Política Monetária do BoE foi apertada. Foram cinco votos favoráveis à manutenção da taxa e quatro que optaram por uma alta de 0,25 ponto percentual.

A taxa de juros de referência segue no maior patamar em 15 anos, desde 2008.

A elevação da taxa de juros é o principal instrumento dos bancos centrais para controlar a inflação. Em agosto, a inflação no Reino Unido desacelerou para 6,7%, na base de comparação anual, ante 6,8% em julho.

“Espera-se que a inflação continue a cair significativamente no curto prazo, refletindo uma inflação anual mais baixa dos produtos energéticos, apesar da nova pressão ascendente dos preços do petróleo e novas descidas da inflação dos preços dos produtos alimentares e dos bens básicos”, diz o comunicado do BoE que acompanha a decisão.

“No entanto, projeta-se que a inflação dos preços dos serviços permaneça elevada no curto prazo, com alguma volatilidade potencial mês a mês”, afirmou o autoridade monetária britânica.

No comunicado, o BoE reitera o compromisso de tentar levar a inflação de volta à meta de 2% ao ano. De acordo com o banco, um maior aperto na política monetária pode ser adotado caso haja evidências de pressões inflacionárias mais persistentes.

A próxima reunião do Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra está programada para o dia 2 de novembro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?