metropoles.com

Aplicativo que bloqueia celular em caso de roubo tem 500 mil cadastros

Plataforma Celular Seguro já recebeu 2.544 alertas de usuários referentes a perdas, roubos ou furtos de aparelhos, segundo o governo federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem de pessoa digitando em aparelho celular. O homem usa um capuz e seu rosto não aparece. O fundo da imagem é escuro e sombrio - Metrópoles
1 de 1 Imagem de pessoa digitando em aparelho celular. O homem usa um capuz e seu rosto não aparece. O fundo da imagem é escuro e sombrio - Metrópoles - Foto: Getty Images

A plataforma Celular Seguro, aplicativo criado pelo governo federal que bloqueia smartphones e aplicativos digitais em caso de perda, roubo ou furto do aparelho, ultrapassou a marca de 500 mil cadastros de usuários até as 15 horas de sexta-feira (22/12), apenas três dias depois de ser lançado.

A ferramenta foi lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O aplicativo é gratuito e pode ser acessado pelo site Celular Seguro ou nas lojas de aplicativos on-line. No Google Play Store, para celulares com sistema operacional Android, foram feitos mais de 465 mil downloads. Em aparelhos iPhone (sistema iOS), foram 194 mil. O aplicativo foi o mais baixado do país por dois dias consecutivos.

A ferramenta já recebeu 2.544 alertas de usuários referentes a perdas, roubos ou furtos de aparelhos, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho, o país registrou 999,2 mil ocorrências desse tipo durante o ano passado. A média é de 114 aparelhos roubados por hora.

Como se cadastrar e usar a plataforma

A plataforma já pode ser acessada pela versão para navegadores neste link e foi disponibilizada em forma de aplicativo para os sistemas Android e iOS na quarta-feira (20/12). Saiba mais sobre como se cadastrar e baixar o aplicativo.

O Celular Seguro possibilita adicionar uma pessoa de confiança para recuperação do aparelho, o cadastro do objeto e o registro de ocorrências. Veja o passo a passo de como cadastrar o celular roubado na plataforma.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?