Ao lado de Lula, Márcio França anuncia redução de tarifas em portos
Os descontos nas tarifas de embarque e desembarque podem chegar a até 95%, no caso do Rio de Janeiro, e 65%, no porto de Santos (SP)
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, anunciou, em um vídeo que gravou ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a redução das tarifas cobradas para embarque e desembarque nos portos do Rio de Janeiro e de Santos (SP).
Os descontos nos preços podem chegar a até 95%, no caso do Rio, e 65%, em Santos.
“É (uma medida) muito importante para reduzir a inflação. Os portos privados aumentaram os impostos e nós, dos portos públicos, vamos diminuir as taxas de embarque e desembarque”, disse França.
Ao lado do ministro, Lula endossou a medida. “É muito importante compreender o papel do Estado. Nós não queremos que as coisas sejam todas estatais, mas é preciso que o Estado tenha uma ascendência sobre algumas coisas importantes”, afirmou o presidente da República.
“Nós queremos baratear o custo da produção neste país. Nós queremos facilitar para que aqueles que produzem, aqueles que plantam, aqueles que colhem, aqueles que exportam possam ganhar um pouco mais”, explicou Lula.
Os descontos nas tarifas serão calculados a partir de alguns critérios, entre os quais o tipo de carga transportada, a frequência de utilização dos terminais pelas embarcações e o trajeto percorrido.
Segundo o Ministério dos Portos e Aeroportos, uma das prioridades do governo é “alavancar o setor de infraestrutura” por meio de modernização e inovação, “sem perder de vista uma cobrança tarifária justa”.