metropoles.com

Anfavea diz que montadoras vão investir R$ 125 bi no Brasil até 2032

Associação dos fabricantes de veículos, Anfavea anunciou investimento durante evento de inauguração de nova sede ao lado do presidente Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva segurando placa comemorativa ao lado do presidente da Anfavea, Márcia Lima - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva segurando placa comemorativa ao lado do presidente da Anfavea, Márcia Lima - Metrópoles - Foto: Reprodução

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite, anunciou nesta sexta-feira (12/4) que o setor automotivo vai investir R$ 125 bilhões no Brasil até 2032.

O valor foi revelado durante evento de inauguração da nova sede da entidade na zona sul de São Paulo, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de quatro ministros, entre eles o vice-presidente Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).

Márcio de Lima afirmou que os investimentos vão impulsionar o crescimento da economia, a geração de “empregos qualificados” e melhorar os indicadores ambientais. Segundo ele, a meta da indústria automotiva é chegar ao patamar de 3,8 milhões de veículos por ano. Em 2023, foram 2,3 milhões.

Em sua fala, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que a reforma tributária, cujos projetos de regulamentação devem ser enviados na próxima semana ao Congresso Nacional, vai “melhorar a vida do industrial”, desonerando os investimentos e as exportações.

Haddad pediu para que “a indústria fique atenta” para que a “reforma não seja desvirtuada” na fase de regulamentação no Congresso e também para que os “bancos das montadoras” se adequem rapidamente para “baixar o spread” (diferença entre os juros que o banco paga a um investidor para obter recursos e o que ele cobra para emprestar dinheiro), de modo a estimular o crescimento do setor.

Durante seu discurso, o presidente Lula também cobrou a queda de juros “para que o trabalhador possa pagar menos” e a importância de que ele ganhe mais dinheiro “para que possa comprar um carro”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?