metropoles.com

Light: recuperação judicial não vale para concessionária de energia, diz Aneel

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nota nesta sexta-feira (12/5), após o pedido de recuperação judicial da Light

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
aneel
1 de 1 aneel - Foto: Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

Em nota divulgada nesta sexta-feira (12/5), após o pedido de recuperação de judicial da Light, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) afirmou que “os regimes de recuperação judicial e extrajudicial não se aplicam às concessionárias de serviços públicos de energia elétrica”.

No comunicado, a agência destaca que o pedido de recuperação judicial foi apresentado pela Light S.A. (holding), não pela Light Serviços de Eletricidade S.A. (distribuidora).

“Nenhuma obrigação intrassetorial teve seus pagamentos suspensos ou postergados, o que inclui contratos da distribuidora com geradoras, transmissoras e o pagamento dos encargos setoriais”, diz a Aneel. “Também estão preservadas integralmente as obrigações com fornecedores de serviços, equipamentos, mão de obra e funcionários.”

A agência se compromete, na nota, a atuar para “proteger o interesse público, assegurando a prestação adequada do serviço de distribuição de energia elétrica e o equilíbrio econômico-financeiro da concessão”.

A concessão da Light vence em junho de 2026. Até o momento, a empresa não manifestou interesse em uma possível renovação.

“A Aneel seguirá monitorando as condições econômico-financeiras da distribuidora, inclusive quanto à adimplência com todas as obrigações intrassetoriais, e adotará as medidas necessárias, preventivas e/ou coercitivas, para assegurar a prestação adequada do serviço de distribuição de energia elétrica na área de concessão da Light”, concluiu a agência.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?