metropoles.com

Americanas pede que Moraes mantenha proibida busca em e-mails

Em pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, a Americanas pede que siga suspensa a busca em e-mails de executivos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Homem passa por fachada da loja Americanas em brasília - Metrópoles
1 de 1 Homem passa por fachada da loja Americanas em brasília - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Em novo pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Americanas reforçou o pleito para que seja mantida a suspensão da auditoria independente promovida pelo Bradesco nos e-mails de diretores, conselheiros e acionistas da empresa.

No mês passado, o banco obteve em decisões de primeira e segunda instância da Justiça de São Paulo o direito de nomear um perito independente para coletar mensagens trocadas por executivos da Americanas. O objetivo era apurar a responsabilidade pela maquiagem contábil de R$ 20 bilhões no balanço financeiro da varejista.

No último dia 16 de fevereiro, Moraes suspendeu as permissões dadas pelo Tribunal de Justiça paulista. O ministro do STF acatou o argumento apresentado pela defesa da Americanas de que a perícia nos e-mails poderia dar ao Bradesco acesso a mensagens trocadas por diretores e advogados da empresa, o que poderia o sigilo da defesa da varejista.

Em resposta à liminar concedida pelo magistrado, o banco defendeu que jamais houve “qualquer interesse em acessar os e-mails trocados” entre os advogados e a Americanas, para, como alegaram os representantes da varejista, ter acesso a “estratégias processuais”.

Os defensores da Americanas dizem, no pedido protocolado nesta sexta-feira (24/2), que advogados da empresa foram citados nominalmente pelo Bradesco ao repassar a lista de e-mails a serem checados para a Microsoft, empresa responsável por armazenar as mensagens da varejista.

A busca nos e-mails segue suspensa até que o Supremo avalie os argumentos apresentados tanto pela Americanas quanto pelo Bradesco.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?