metropoles.com

Americanas: Justiça retira sigilo sobre bens de diretores e acionistas

Em resposta a um pedido de bancos, o Tribunal de Justiça do RJ decidiu retirar o sigilo sobre patrimônio de executivos da Americanas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Fachada da loja Americanas em brasília - Metrópoles
1 de 1 Fachada da loja Americanas em brasília - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) decidiu, na noite desta quinta-feira (23/3) que a relação de bens dos diretores e acionistas da Americanas não deve permanecer sob sigilo. O novo entendimento alcança funcionários, executivos e o trio de acionistas de referência da varejista, os bilionários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira.

A decisão foi tomada em resposta a um pedido feito pelo banco BV, a quem a Americanas deve cerca de R$ 200 milhões, e do Safra, a quem a empresa deve R$ 2,4 bilhões.

“Afasta-se a restrição (sigilo) implementada pelo juízo de 1º grau sobre a relação de bens pessoais dos administradores e controladores, bem como sobre os dados de seus funcionários, para permitir o respectivo acesso, mediante requerimento específico para tal fim, aos credores habilitados nos autos e seus procuradores”, escreveu a desembargadora Leila Santos Lopes, na decisão.

A partir de agora, os bancos poderão fazer consultas a essa lista de bens e informações, mediante pedido em juízo.

O acesso à lista de bens dos executivos e funcionários seria um atalho para os bancos conseguirem reaver parte de recursos que haviam sido bloqueados, mas que tiveram o bloqueio suspenso em decisões judiciais posteriores.

O próprio Safra e BV chegaram a reter valores em contas para compensar parte da dívida acumulada pela empresa – não se sabe se os recursos eram da Americanas ou de executivos e controladores. Os bloqueios foram feitos antes da apresentação do pedido de recuperação judicial da varejista, o que, segundo o argumento dos bancos, torna o procedimento legal.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?