metropoles.com

Americanas diz que PwC não se manifestou sobre troca de auditoria

Americanas escolheu a BDO RCS Auditores Independentes para substituir a PwC, que não detectou rombo contábil bilionário em contas da empresa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
pwc
1 de 1 pwc - Foto: Reprodução

A Americanas informou que a empresa de auditoria PwC, que não detectou o rombo contábil bilionário na varejista que veio à tona no início deste ano, ainda não se manifestou a respeito da decisão do Conselho de Administração da companhia de substituir seu auditor independente.

Segundo a Americanas, foi solicitada a manifestação da PwC após a decisão do conselho, no dia 27 de junho. Na ocasião, a BDO RCS Auditores Independentes foi escolhida para substituir a PwC. Até segunda-feira (17/7), de acordo com a Americanas, a PwC não havia dado uma resposta.

“Desde então, a companhia e a PwC trocaram correspondências sobre o tema e a Americanas solicitou a manifestação da PwC sobre sua anuência, não tendo, contudo, recebido resposta até a presente data”, diz a Americanas em comunicado ao mercado.

Ainda segundo a empresa, a decisão de trocar o auditor independente “não antecipa qualquer juízo de valor a respeito do trabalho da PwC até aqui, mas visa tão somente a permitir que as demonstrações financeiras auditadas da Americanas sejam finalizadas e divulgadas adequadamente”.

A BDO deve realizar a auditoria das demonstrações financeiras da Americanas referentes a 2022, além de refazer as demonstrações correspondentes a 2021 e ao exercício iniciado em janeiro de 2023.

A Americanas informou ainda que recebeu correspondência da PwC em 17 de junho deste ano na qual a empresa de auditoria anunciava que estava suspendendo os trabalhos envolvendo as demonstrações financeiras de 2022 e informava que não seria possível concluir os procedimentos até que se tivesse “acesso completo e transparente às informações da companhia e da investigação independente, incluindo acesso a todos os eventuais relatórios escritos e correspondentes documentos/evidências suporte”.

“Após tentativas sem êxito de propor à PwC cautelas adicionais para a condução dos trabalhos de auditoria das demonstrações financeiras a serem refeitas e de shadow investigation e, ainda, considerando a necessidade de serem divulgadas ao mercado demonstrações financeiras auditadas que contem com elevado grau de confiabilidade e em prazo compatível com as necessidades de informações do mercado e dos credores da companhia, o Conselho de Administração da companhia deliberou pela mudança de seus auditores independente”, diz a Americanas.

Resposta da PwC

Na época, procurada pelo Metrópoles, a PwC encaminhou a seguinte nota:

“A decisão da Americanas S.A. em substituir a PwC Auditores Independentes ocorre na sequência de comunicações enviadas pela PwCAI à Americanas em que deixamos claro que para conclusão dos trabalhos de auditoria sobre as Demonstrações Financeiras do exercício findo em 31 de dezembro de 2022, seria necessário termos acesso apropriado às descobertas da investigação sobre a fraude perpetrada pela gestão ocorrida na Companhia.

Caso tivéssemos recebido as informações requeridas, estaríamos prontos e preparados para continuar os trabalhos de auditoria como auditores independentes do ano corrente e anos anteriores.

No fato relevante publicado, a Americanas deixa claro que sua decisão de substituir a PwCAI como auditor independente, não está fazendo nenhum julgamento sobre a qualidade dos trabalhos da PwCAI Auditores Independentes.”

Auditorias na mira

Como noticiado pelo Metrópoles, a CPI da Americanas na Câmara dos Deputados deve convocar representantes de auditorias como a PwC e a KPMG para prestar esclarecimentos.

Em entrevista ao Metrópoles, em janeiro, o advogado Daniel Gerber, que representa acionistas minoritários da Americanas, afirmou que “a magnitude dos acontecimentos exclui a possibilidade de mera negligência”.

“Uma coisa é você deixar de enxergar numa operação complexa alguns milhares de reais. Já é difícil, mas pode acontecer”, disse.

‘Agora, não ver bilhões em uma operação realizada com agentes do sistema financeiro nacional… Isso só pode ser motivado pela disposição de não alertar.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?