Americanas dispensa 5.526 trabalhadores em uma semana
Entre 27 de novembro e 3 de dezembro, empresa admitiu 359 pessoas. Varejista mantém 93,4% das lojas do período pré-crise
atualizado
Compartilhar notícia
A Americanas desligou 5.526 pessoas e fez 359 admissões na semana entre 27 de novembro (segunda-feira) e 3 de dezembro (domingo) deste ano. Assim, o saldo de dispensas no período ficou em 5.167. Os números constam de um relatório divulgado na quarta-feira (6/12) pela empresa, que está em recuperação judicial. O processo foi iniciado pouco depois da divulgação da fraude estimada em R$ 25,3 bilhões na contabilidade da companhia.
As demissões, nota a varejista, incluem tanto desligamentos voluntários, que corresponderam a 306 registros no período abordado pelo relatório, como 4.876 contratos temporários encerrados.
No documento, a Americanas observa que seu “quadro de funcionários é sazonal por natureza, variando conforme oscilações do mercado de varejo e com picos nas épocas de datas comemorativas, como a Páscoa, o Natal e a Black Friday, que ocorreu na semana abordada pelo relatório. A empresa tem atualmente 33.861 funcionários sob o regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
O relatório mostra ainda que a varejista tinha, em 3 de dezembro, 1.759 lojas. O número equivale a 93,4% do total de pontos comerciais mantidos pela varejista no período anterior à crise, iniciada em janeiro.