metropoles.com

Americanas acusa Bradesco de tentar “tumultuar” recuperação judicial

Em manifestação ao Supremo Tribunal Federal, advogados da Americanas dizem que ação judicial do Bradesco tem objetivo “midiático”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Fachada da loja Americanas em brasília - Metrópoles
1 de 1 Fachada da loja Americanas em brasília - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A defesa da Americanas pediu que o Supremo Tribunal Federal (STF) mantenha a decisão de impedir que o Bradesco tenha acesso a e-mails de executivos, diretores e conselheiros da empresa.

Na última quinta-feira (16/2), o ministro Alexandre de Moraes atendeu a um pedido da varejista e invalidou o parecer que havia autorizado ao banco o acesso a essas mensagens.

Na argumentação, a Americanas alega que o Bradesco tenta “tumultuar” seu processo de recuperação judicial e que o propósito da investigação paralela conduzida pelo banco seria a de obter atenção “midiática”.

Ainda de acordo com a defesa da varejista, a perícia dos e-mails não delimita, “sequer minimamente”, o objeto daquilo que seria apreendido. Com isso, o Bradesco poderia “ter acesso, por exemplo, às estratégias processuais e a inúmeros e-mails trocados pelos advogados e o Grupo Americanas”. O argumento foi acolhido por Moraes, do STF.

O banco recorreu ontem (18/2), alegando que jamais houve “qualquer interesse em acessar os e-mails trocados” entre os advogados e a Americanas.

“A Americanas pode não ter coragem de dizê-lo, mas está claro que o que ela quer é usar o fato de haver e-mails trocados com os seus advogados para criar uma mesquinha cortina de fumaça que, de alguma forma, lhe permita interromper as investigações iniciadas a pedido do Bradesco, no seio da companhia”, escreveram os defensores do Bradesco.

No mês passado, a Justiça de São Paulo havia concedido ao banco o direito de nomear uma perícia independente para investigar a origem e os responsáveis pelas inconsistências contábeis de R$ 20 bilhões no balanço da Americanas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?